A2.02. Quais as Bolsas / incentivos que existem para estudantes internacionais na Universidade de Évora?
Última atualização 4 meses atrás



As bolsas para Estudantes Internacionais visam facilitar o seu acesso à formação oferecida pela Universidade de Évora através da concessão de um incentivo financeiro, nos termos do artº 22º do Regulamento Académico.

O valor do incentivo será fixado em Despacho Reitoral e será, no máximo, igual à diferença entre o valor da propina do estudante internacional e o valor da propina prevista para estudantes nacionais. O valor da propina a liquidar pelo beneficiário de incentivo corresponderá ao montante de propina devido depois de subtraído o valor do incentivo.

BOLSA DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


No ano de ingresso todos tem direito à bolsa, sendo atribuída no ato de matrícula ao estudante que cumulativamente tem:

  • estatuto de estudante internacional
  • nacionalidade de PALOP
Nos anos seguintes*, tem de obter aprovação a pelo menos 48 ECTS do plano de estudos no ano letivo antecedente, exceto no 1º ano do ingresso em que necessitam de aproveitamento a 30 ECTS e :

  • sendo estudantes de mestrado, o nº de inscrições não pode ser superior a um ano em relação à duração normal do curso e os estudantes têm de ter projeto aprovado e terem estado inscritos na UC D/TP/E no ano anterior.
  • sendo estudantes de doutoramento, o nº de inscrições não pode ser superior a dois anos em relação à duração normal do curso e os estudantes têm de ter projeto aprovado e terem estado inscritos na UC Tese no ano anterior.


BOLSA DE MÉRITO:

No ano de ingresso, a bolsa é atribuída no ato de matrícula ao estudante que cumulativamente:

  • estiver ao abrigo do estatuto de estudante internacional
  • caso tenha ingressado numa licenciatura tenha uma classificação igual ou superior à nota mínimo de mérito de 1º ciclo e Mestrado Integrado definida anualmente em despacho reitoral, sendo C correspondente a:Classificação (arredondada à décima) de acesso considerada na seriação no 1º ciclo e MI
  • caso tenha ingressado num mestrado tenha média da licenciatura (arredondada à décima) igual ou superior à nota mínimo de mérito, definida anualmente em despacho reitoral (se o diploma de licenciatura não tem média tem de ser entregue declaração com média e respetiva escala)
  • caso tenha ingressado num doutoramento tenha a classificação (arredondada à décima): C = 0,60 x média da licenciatura + 0,4 x média do mestrado (se não tiver mestrado será 0,6 x licenciatura) igual ou superior à nota mínimo de mérito, definida anualmente em despacho reitoral (se o diploma de licenciatura ou mestrado não têm média tem de ser entregue declaração com média e respetiva escala)
Nos anos seguintes*, é atribuída se reunidas as seguintes condições cumulativamente expostas no artº 22º do Regulamento Académico da Universidade de Évora , para continuar a beneficiar da bolsa.

No caso de reingresso, o estudante internacional terá direito a bolsa, sendo a mesma atribuída no ato de matrícula, nas seguintes condições::

  • bolsa de mérito no caso do estudante no ultimo ano em que esteve inscrito na UÉ ter as condições expostas no artº 22º do Regulamento Académico da Universidade de Évora , para continuar a beneficiar da bolsa.
  • bolsa de cooperação e desenvolvimento no caso de estudante oriundo de país dos PALOP e com aproveitamento a pelo menos 48 ECTS no ultimo ano que teve inscrições na UÉ.

De acordo com artº 26 do Regulamento de Propinas:
  • Os regimes especiais ou outras situações previstas neste regulamento que permitam redução ou isenção do valor da propina não são cumuláveis, aplicando-se o regime que permita maior redução, salvo indicação expressa em contrário em despacho reitoral.
  • Aos/Às estudantes bolseiros/as, exceto bolsas de apoio social, assim como aos/às estudantes de curso em associação, não se aplicam os regimes especiais que conduzam à redução do montante de propinas.
  • Aos/Às estudantes internacionais que sejam atribuídas bolsas ao abrigo do Regulamento Académico não se aplicam cumulativamente os regimes especiais que conduzam à redução do montante de propinas, aplicando-se a opção mais favorável

Os estudantes internacionais estão dispensados da apresentação de candidatura a bolsa, cabendo aos Serviços Académicos efetuar as ordenações dos alunos elegíveis. No ano de ingresso a atribuição será automática no ato de matrícula, nos anos subsequentes, será divulgado, no SIIUE, no 1º trimestre de cada ano letivo.


RESULTADOS DE BOLSAS ATRIBUÍDAS EM 2023/24, aos estudantes inscritos em 2023/24 e ingressados em anos transatos:
- Doutoramentos
- Mestrados
- Licenciatura e Mestrado Integrado

image Caso não tenha ficado esclarecido, coloque aqui a sua dúvida.

Por favor aguarde!

Por favor aguarde... iremos ser breves!