D1.01. Como efetuar a inscrição?
Última atualização 8 meses atrás

A inscrição em Unidades Curriculares é o ato a ser realizado anualmente, on-line no SIIUE, que faculta ao estudante o direito à frequência das aulas e à avaliação nas Unidades Curriculares em que se inscreveu. Os estudantes de Mestrado e Doutoramento que se encontrem a elaborar a dissertação, relatório de estágio, trabalho de projeto ou a tese, necessitam de se inscrever anualmente nessa Unidade Curricular.

Um estudante que não esteja inscrito numa Unidade Curricular é impedido de frequentar as aulas ou ser avaliado e a inscrição fora de prazo está sujeita a autorização e caso seja autorizada é sujeita a taxa de atos fora de prazo. No caso de não efetuar inscrições num ano letivo, a matrícula é anulada.

O estudante deve efetuar, anualmente, as inscrições on-line no SIIUE , nos prazos estabelecidos no Calendário de Procedimentos Académicos, nas Unidades Curriculares obrigatórias, obrigatórias alternativas e optativas, que pretende frequentar no semestre ímpar e par, de acordo com o estabelecido no plano de estudos do curso , disponível no seu perfil no SIIUE .

A não inscrição num ano letivo, nos prazos estabelecidos no Calendário de Procedimentos Académicos, implica a anulação da matrícula e consequentemente a perda de vínculo à UÉ.

NO ANO LETIVO DA MATRÍCULA

Ao efetuar matrícula num curso, as inscrições nas Unidades Curriculares obrigatórias são automáticas e só pode efetuar inscrições até um máximo de 60 ECTS (a não ser que se inscreva em UC extracurriculares ou que tenha obtido creditações, caso em que pode inscrever-se até ao máximo a 84 ECTS no ano letivo).

No caso de matrícula de reingresso, o estudante fica automaticamente inscrito, até ao limite de 84 ECTS/ano letivo, nas UC obrigatórias em que não tenha obtido aproveitamento.

Se o plano de estudos do curso contemplar Unidades Curriculares Optativas e/ou Obrigatórias alternativas ou optativas livres deve inscrever-se no SIIUE , nos prazos estabelecidos, no Calendário de Procedimentos Académicos ou no decorrer do prazo da matrícula, pode alterar as inscrições nas UC em que ficou inscrito automaticamente na matrícula.

NOS ANOS SUBSEQUENTES AO DA MATRÍCULA

Nos anos subsequentes , o estudante tem de se inscrever anualmente (renovação de inscrição) e as inscrições podem ser efetuadas até 84 ECTS/ano letivo, sendo sujeito a inscrição nas UC de anos curriculares antecedentes em que não tenha obtido aprovação. Tal não se aplica no ano letivo em que o estudante seja sujeito a mudança curricular devido à reestruturação do plano de estudos.

Aos estudantes do 2.º e 3.º ciclo, com mais do que uma inscrição, será permitida a inscrição na UC Tese ou D/TP/RE desde que as inscrições nas restantes UC não ultrapassem 48 ECTS.

O máximo de ECTS por ano letivo contabiliza, quer a inscrição seja em UC do plano de estudos do curso em que está matriculado ou em UC para melhoria de nota ou em UC de recuperação ou em UC extracurriculares.

No caso de cursos não conferentes de grau e curso preparatório, o máximo de ECTS em que o estudante se pode inscrever corresponde ao número de ECTS do curso, não podendo o estudante inscrever-se em extracurriculares.

Pela inscrição em Unidades Curriculares o aluno terá a pagamento o valor da propina anual definida em despacho reitoral .


image Caso não tenha ficado esclarecido, coloque aqui a sua dúvida.

Por favor aguarde!

Por favor aguarde... iremos ser breves!