B12.01. Quais as condições e como efetuar candidatura para inscrição em unidades curriculares isoladas, como estudante externo?
Última atualização 2 anos atrás

É considerado estudante externo qualquer cidadão que se inscreva em Unidades Curriculares Isoladas oferecidos anualmente para esse efeito pela Universidade de Évora.

O Estatuto de Estudante inscrito em UC isoladas é regulado pelo Regulamento Académico da Universidade de Évora (a informação disponibilizada neste site não dispensa a consulta do Regulamento).

A candidatura para inscrição em unidades curriculares isoladas só poderá ser realizada on-line, através do SIIUE (http://siiue.uevora.pt). Consulte o Guia Rápido SIIUE G024 | Candidaturas a UCs Isoladas para obter apoio sobre este procedimento (No caso da existência de limite de inscrição na UC a afetação das vagas será efetuada por ordem de submissão da inscrição no SIIUE, devidamente instruído como os documentos que comprovem as condições para a inscrição - documento comprovativo da data de nascimento + certificado de ensino secundário/frequência de 12º ano no caso de UC´s de 1º ciclo OU Certificado do grau de licenciado)

Note que para efetuar a candidatura a UCs Isoladas, terá de previamente efetuar um "Novo registo externo" (em que irá criar um nome de utilizador e palavra-passe para poder autenticar-se no SIIUE e efetuar a candidatura). Ver Guia de Registo de novo Utilizador para obter ajuda sobre este procedimento.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto:
  • as uc´s isoladas ou as extra-curriculares do mesmo ciclo de estudos, apenas podem ser creditadas até um limite máximo de 50% do total de ECTS da licenciatura ou do número de ECTS da componente curricular do mestrado ou do doutoramento.
  • cada estudante pode inscrever-se a um número máximo de 60 créditos acumulados em uc´s isoladas ou extra-curriculares do mesmo ciclo de estudos ao longo do seu percurso académico.
Condições para a Inscrição:
A inscrição em UC isoladas é permitida exclusivamente a interessados que não sejam estudantes da UÉ, e nas seguintes condições:
a) UC de 1.º ciclo ou MI, desde que tenham pelo menos 17 anos à data do pedido de inscrição e tenham concluído ou estejam inscritos no último ano do ensino secundário;
b) UC de Pós-Graduação, 2.º ou 3.º ciclo, desde que tenham concluído um ciclo de estudos conferente ao grau de licenciado.
A frequência de UC isoladas, mesmo com aproveitamento, não dá direito ao reconhecimento da titularidade de parte ou do todo dos cursos em que as mesmas se integram, nem confere o direito de ingresso no ciclo de estudos em que as UC foram efetuadas.

Prazos de candidaturas:
Consulte o Calendário de Procedimentos Académicos que define os prazos de inscrição em UC´s isoladas.

Poderá consultar aqui (https://www.uevora.pt/estudar/cursos/unidades-curriculares-isoladas/disciplinas-isoladas-por-curso) UC´s disponíveis na oferta da Universidade de Évora para os estudantes externos.


image Caso não tenha ficado esclarecido, coloque aqui a sua dúvida.

Por favor aguarde!

Por favor aguarde... iremos ser breves!