B4.01. Quais as condições e como efetuar candidatura ao Concurso Especial Titulares de Cursos Superiores?
Última atualização 10 meses atrás

O titular de um diploma de curso superior (doutoramento, mestrado, licenciatura ou bacharelato ), pode candidatar-se a qualquer curso de Licenciatura ou Mestrado Integrado para os quais tenham sido disponibilizadas vagas no âmbito deste Concurso Especial.

Condições de acesso ao concurso:
  • Titulares de diploma de grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor (Se no diploma não constar a média final do grau e/ou se a mesma não constar na escala de 0-20, deve ser entregue Declaração da Instituição que conferiu o grau académico com a média e/ou a escala utilizada, identificando o primeiro escalão positivo);
  • No caso de candidatura a licenciatura de Música é necessário o aproveitamento na Prova de Aptidão Vocacional Específica (PAVE);
  • No caso de candidatura a cursos em que sejam exigidos pré-requisitos é condições de acesso a satisfação dos mesmos, devendo ser entregue declaração comprovativa no ato de matrícula;
  • Comprovativo de exceção ao estatuto de estudante internacional no caso de ter nacionalidade de um país fora da União Europeia, mas estar abrangido por um dos casos em que não se aplica esse estatuto.
As candidaturas são efetuadas através do Sistema de Informação Integrado da UÉ (SIIUE), nos prazos definidos na Calendarização de Candidaturas na UÉ.

Ao aceder ao SIIUE para registo da candidatura no concurso/regime pretendido, o candidato será redirecionado para uma página na internet onde terá de efetuar o registo de candidato (nome, endereço de correio eletrónico, nº de identificação e uma password à sua escolha).

Após esse registo (ver Guia de Registo de novo Utilizador) receberá uma notificação no endereço de correio eletrónico indicado, com vista à validação das credenciais de registo de utilizador do SIIUE (nome de utilizador e palavra-passe).

Com a validação deste registo o candidato poderá então autenticar-se no SIIUE e efetuar a candidatura, anexando os seguintes documentos:

  • Diploma ou Certificado de conclusão do grau de que é titular;
  • Comprovativo das unidades curriculares realizadas no(s) curso(s) superior(es) anteriores, onde constem os ECTS, as Áreas Científicas e as classificações obtidas (não aplicável aos alunos da UÉ);
  • Documento comprovativo da aprovação no Ensino Secundário, com a respetiva classificação final;
  • Documento comprovativo de exceção ao estatuto de estudante internacional no caso de ter nacionalidade de um país fora da União Europeia, mas estar abrangido por um dos casos em que não se aplica esse estatuto.
Vagas: Consulte as Vagas por Curso e Modo de Acesso

No ato da candidatura on-line é necessário o upload dos documentos no SIIUE (Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora), sendo a candidatura validada apenas se for submetida com toda a documentação exigida. O upload da documentação, não dispensa, após efetivada a matrícula, a apresentação presencial dos documentos originais ou o envio dos mesmos por correio, devidamente autenticados, conforme consta no Regulamento de Candidaturas de Acesso e Ingresso na UÉ.

A candidatura só será considerada entregue após pagamento dos respetivos emolumentos.

Após pagamento dos emolumentos e validação da sua inscrição receberá notificação a informar de tal, Caso tenha algum documento em falta a mesma será “Não Validada” devendo no prazo de 24h submeter novamente a candidatura com o documento em falta.

Os resultados, decorrente da seriação efetuada nos termos do Regulamento de Candidaturas de Acesso e Ingresso na Universidade de Évora, serão publicados no Portal Estudar e será disponibilizado no SIIUE, no seu perfil de candidato , onde deverá aceder com as suas credenciais da candidatura.


image Caso não tenha ficado esclarecido, coloque aqui a sua dúvida.

Por favor aguarde!

Por favor aguarde... iremos ser breves!