B1.01. Quais as condições e como efetuar candidatura ao Concurso Nacional de Acesso?
Última atualização 3 anos atrás

A candidatura aos cursos de Licenciatura (1º ciclo) e de Mestrado Integrado é feita através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. O concurso nacional é organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), dispondo a Universidade de Évora nos Serviços Académicos, o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Évora (GAES) que poderá esclarecer todas as dúvidas e apoiar na submissão da candidatura.

A informação disponibilizada, não dispensa a consulta do site da DGES.

Condições de acesso ao ensino superior pelo contingente geral:
  • Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para os diferentes cursos e instituições a que vai concorrer (verificar as provas exigidas para cada curso no Portal Universidade de Évora;
  • Realizar os pré-requisitos se forem exigidos pela instituição para o curso a que vai concorrer (verificar no Portal Universidade de Évora quais os cursos que exigem pré-requisitos.
Em relação a cada curso deve ser obtida em cada prova de ingresso, bem como na nota de candidatura, uma classificação igual ou superior à mínima fixada para cada curso. No Portal Universidade de Évora, constam as condições de ingresso em cada um dos cursos, assim como a nota do último colocado no ano transato.

Para submeter a candidatura no site da DGES é necessário a seguinte documentação:
  • Senha de acesso ao sistema de candidatura online;
  • Ficha ENES emitida pela Escola Secundária onde foram realizados os exames nacionais
  • Ficha Pré-Requisitos se algum dos pares instituição/curso exigir pré-requisitos dos Grupos C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z.
Deverá consultar o site da DGES para informação sobre prazos de candidaturas.

Para além do Contingente Gera existem os Contingentes Especiais. Este contingente faz parte do Concurso Nacional de Acesso e destina-se a candidatos em condições pessoais especiais. No concurso nacional as vagas fixadas para cada curso em cada Instituição de ensino superior são distribuídas por um contingente geral e por contingentes especiais.

Deverá ser consultado no site da DGES, as condições e documentação para concorrer ao abrigo de cada um dos contingentes especiais, nomeadamente:
  • Candidatos oriundos dos Açores
  • Candidatos oriundos da Madeira
  • Candidatos emigrantes portugueses e familiares
  • Candidatos militares em regime de contrato
  • Candidatos portadores de deficiência física ou sensorial

O candidato terá de satisfazer todos os requisitos e condições exigidos no contingente geral, aplicando-se as mesmas regras, nomeadamente: a necessidade de realizar as provas de ingresso e o período de validade destas, a forma de utilização das notas em cada fase de candidatura e os exames realizados no estrangeiro.


image Caso não tenha ficado esclarecido, coloque aqui a sua dúvida.

Por favor aguarde!

Por favor aguarde... iremos ser breves!