A2.03. Quais os apoios ao estudante que a Universidade de Évora disponibiliza?
Last Updated a year ago

Os Serviços Académicos da Universidade de Évora dispõem de Gestores Académicos para um atendimento personalizado que acompanhará o percurso académico do estudante desde o seu ingresso atá à obtenção do grau, ajudando e esclarecendo todas as dúvidas relativas a procedimentos académicos.

Estes Serviços dispõem também de um Gabinete de Apoio ao Estudante que promove a integração e o acompanhamento dos estudantes no seu percurso académico, a nível pessoal, psicológico, psicopedagógico e social, em atendimento individual ou através de programas de apoio já criados, nomeadamente:

  • PROGRAMA CONTA CONNOSCO, que disponibiliza um endereço de email (conta.connosco@uevora.pt) para onde o estudante podereportar quaisquer dificuldades no âmbito do teu percurso académico e realiza anualmente um ciclo de seminários temáticos CONTACONNOSCO sobre estratégias e métodos de estudo, desenvolvimento e obtenção de competências transversais, comportamentos de risco e hábitos de vida saudáveis, planeamento, organização e gestão do tempo, autorregulação do estudo e da aprendizagem, pesquisa bibliográfica e apoio à elaboração de trabalhos académicos, educação financeira e preparação para o mundo do trabalho.
  • BOLSA DE VOLUNTARIADO DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA, dá possibilidade de o estudante se tornar VOLUNTÁRIO UÉVORA edesenvolver um conjunto de atividades de interesse educativo, social ou comunitário, enquadradas por projetos, programas ou outras formas de intervenção que pretendam responder a necessidades individuais, grupais ou da comunidade académica em geral, desenvolvidas sem fins lucrativos e em interação com a comunidade envolvente.
  • PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE ESTUDANTES A TEMPO PARCIAL, permite a colaboração de estudantes da Universidade de Évora, a tempo parcial, ematividades pontuais e necessárias a desenvolver pela Universidade (seminários, feiras, exposições), com a contrapartida de um subsídio escolar.
  • PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES, prevê o acompanhamento de estudantes no processo de inclusão, integração, adaptação e acompanhamento no percurso escolar, com a intervenção de equipas multidisciplinares representativas da Academia no seu todo.
  • NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, pressupõe a igualdade de direitos em termos de eficácia equitativa, para que a integração se proporcione em todas as esferas da sociedade. Entrevista de acolhimento e análise de processo clínico, em articulação com docentes e serviços da Universidade de Évora, garantindo acompanhamento psicopedagógico.
  • ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO ao estudante com orientação para estratégias de estudo nos métodos de aprendizagem e sucesso escolar, assim como, aconselhamento em momentos de crise e da ocorrência de dificuldades relacionadas, por exemplo, com integração ou insucesso escolar.
  • PLATAFORMA DE INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS dedentro e fora da União Europeia, num processo de integração na Universidade, na cidade e no país, em articulação com Associação Académica, Erasmus Student Network, outras associações ou núcleos de estudantes e Serviços da Universidade de Évora.
  • Apoio a estudantes detentores do estatuto de TRABALHADOR-ESTUDANTE, no decorrer do seu percurso académico, com instrução, mediação e acompanhamento dos processos académicos.
  • Apoio e mediação de todo o processo académico de ESTUDANTES RECLUSOS, em articulação com estabelecimentos prisionais, docentes e serviços da Universidade de Évora.
  • Gestão do SEGURO ESCOLAR com disponibilização de informação e esclarecimentos à Companhia de Seguros, aos estudantes e estruturas da Universidade de Évora.

Outras informações relativas a apoio ao estudante poderão ser consultadas no site da DGES.



image Caso não tenha ficado esclarecido, coloque aqui a sua dúvida.

Please Wait!

Please wait... it will take a second!