D3.06. Posso inscrever-me em unidades de outro curso (extracurricular)?
Última atualização 2 anos atrás

Entende-se por Unidade Extracurricular – UC frequentada de um plano de estudos que não pertence ao plano de estudos do curso em o estudante está matriculado e inscrito na Universidade de Évora

Podem inscrever-se em Unidades Extracurriculares desde que a inscrição nas mesmas e nas UC do plano de estudos em que está matriculado, não ultrapasse de 72 ECTS / ano letivo e desde que não ultrapasse os 36 ECTS em nenhum dos semestres.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 65/2018 , de 16 de agosto:

  • as Unidades Curriculares Isoladas e as extracurriculares do mesmo ciclo de estudos, apenas podem ser creditadas até um limite máximo de 50% do total de ECTS da licenciatura ou do número de ECTS da componente curricular do mestrado ou do doutoramento.
  • cada estudante pode inscrever-se a um número máximo de 60 créditos acumulados em Unidades Curriculares Isoladas e Extracurriculares do mesmo ciclo de estudos ao longo do seu percurso académico.
No caso de frequentar extracurriculares de ciclos de estudos subsequentes (exemplo: estudante de 1º ciclo a frequentar extra-curriculares de 2º ciclo), as Unidades Curriculares em que obtenha aproveitamento serão creditadas em caso de matricula e inscrição do estudante no ciclo de estudos das respetivas UC extracurriculares, sem se aplicar o limite acima referido.

O estudante matriculado e inscrito num ciclo de estudos da UÉ pode inscrever-se em UC, do mesmo grau ou de grau diferente, ficando sujeito às condições seguintes no caso de UC de ciclos de estudos subsequentes:

  • Estudantes de 1.º ciclo podem inscrever-se em UC de 2.ºciclo, desde que tenham 60 ou menos ECTS em falta para conclusão do 1.º ciclo;
  • Estudantes de 2.º ciclo com duração de 4 semestres ou MI podem inscrever-se em UC de 3.º ciclo, desde que tenham 60 ou menos ECTS em falta para conclusão do curso;
  • Estudantes de 2.º ciclo com duração de 3 semestres podem inscrever-se em UC de 3.º ciclo, desde que tenham 30 ou menos ECTS em falta para conclusão do curso.
A inscrição em unidades extracurriculares pressupõe a inscrição em pelo menos uma UC do curso em que o estudante está matriculado e não serão contabilizadas nem na atribuição de diploma de grau nem diploma académico, nem para o aproveitamento escolar, nem para candidatura a bolsa de estudo ou de mérito.

O pedido de inscrição em Unidades Extracurriculares é efetuado através do SIIUE no perfil do aluno à semelhança do procedimento realizado para inscrições em época normal no ano letivo, devendo contudo ser selecionado no tipo de inscrição "Extra-curriculares", nos prazos definidos noCalendário de Procedimentos Académicos de cada ano letivo.

Para outras informações complementares deverá consultar a informação disponível em https://www.uevora.pt/estudar/estudantes-ue/servicos-e-procedimentos-academicos/inscricoes


image Caso não tenha ficado esclarecido, coloque aqui a sua dúvida.

Por favor aguarde!

Por favor aguarde... iremos ser breves!