B03.03. Quais os documentos necessários e como efetuar inscrição nas Provas Maiores de 23 Anos?
Última atualização 10 meses atrás

As inscrições Prova de Avaliação dos Maiores de 23 Anos são efetuadas através do Sistema de Informação Integrado da UÉ (SIIUE), nos prazos definidos na Calendarização de Candidaturas na UÉ.

Os candidatos devem começar por inscrever-se nas provas de avaliação Maiores de 23 Anos. No formulário de candidatura terá de anexar os seguintes documentos em formato digital:

  • Currículum Vitae (modelo Europass);
  • Documentos comprovativos da formação e da experiência profissional declarada no Currículo Vitae;
  • Certificado de habilitações académicas;
  • Documento comprovativo da data de nascimento;
  • Documento comprovativo no caso de requerer isenção da realização prova específica ao abrigo do Artigo 32.º do Regulamento de Candidaturas ;
  • Documento comprovativo de exceção ao estatuto de estudante internacional no caso de ter nacionalidade de um país fora da União Europeia, mas estar abrangido por um dos casos em que não se aplica esse estatuto;
  • No caso de militares que pretendam ingressar ao abrigo do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 76/2018, de 11 de outubro, devem anexar Declaração comprovativa da prestação, no mínimo, de um ano de serviço em RC e quatro anos de serviço efetivo em RCE.
Os candidatos à licenciatura em Música são automaticamente inscritos na Prova de Aptidão Vocacional Específica (PAVE), tendo de obter aproveitamento no ramo/instrumento a que pretendem candidatar-se. As provas realizam-se nos prazos definidos no Calendário de Candidaturas .

A inscrição só será considerada entregue após pagamento dos respetivos emolumentos, sendo a candidatura validada apenas se for submetida com toda a documentação exigida.

Após pagamento dos emolumentos e validação da sua inscrição receberá notificação a informar de tal, Caso tenha algum documento em falta a mesma será “Não Validada”devendo no prazo de 24h submeter novamente a candidatura com o documento em falta.

Os resultados, decorrente da seriação efetuada nos termos do Regulamento de Candidaturas de Acesso e Ingresso na Universidade de Évora, serão publicados no Portal da Universidade de Évora e será disponibilizado no SIIUE, no seu perfil de candidato, onde deverá aceder com as suas credenciais da candidatura.

Os estudantes, após efetuarem matrícula, têm obrigatoriamente de apresentar os seguintes documentos:

  • Documentos comprovativos das habilitações académicas (exceto se obtidas na UÉ)
  • no caso de documentos respeitantes a habilitações obtidas em Portugal ou noutro país da União Europeia, deve apresentar os originais dos documentos que introduziu digitalizados na sua candidatura, no prazo de 30 dias consecutivos após a matrícula. De notar que têm que ser precisamente os mesmos que inseriu na candidatura.
  • no caso de documentos respeitantes a habilitações estrangeiras obtidas fora da União Europeia, tem que enviar por correio no prazo de 3 dias consecutivos após receber notificação de colocação, os originais dos documentos que introduziu digitalizados na sua candidatura. De notar que têm que ser precisamente os mesmos que inseriu na candidatura;
  • Impresso de Pré-requisitos nos cursos em que tal se aplica, a ser entregue no ato de matrícula
  • Documento de identificação até 31 de outubro.
Pode apresentá-los presencialmente nos Serviços Académicos ou pode enviar cópias desses documentos desde que essas cópias estejam certificadas por entidades competentes que assegurem que as cópias correspondem aos originais que lhes foram apresentados, desde que o faça no prazo de 30 dias consecutivos após matrícula

Em alternativa, pode enviar nesse prazo, cópias desses documentos desde que essas cópias estejam certificadas por entidades competentes que assegurem que as cópias correspondem aos originais que lhes foram apresentados.

Poderá também apresentá-los presencialmente nos Serviços Académicos, no prazo de 30 dias consecutivos após a matrícula.

Nota: Os documentos originais enviados por correio serão devolvidos quando o estudante se apresentar presencialmente na Universidade de Évora para validar a identificação (até 31 de outubro).



image Caso não tenha ficado esclarecido, coloque aqui a sua dúvida.

Por favor aguarde!

Por favor aguarde... iremos ser breves!